6 DICAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS

 

6 DICAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS

Não é novidade que os pneus são extremamente importantes para o bom funcionamento dos veículos. Por isso, é preciso estar atento a pequenos hábitos que ajudam a mantê-los em bom estado e prolongam sua vida útil. A pressão dos pneus, por exemplo, deve estar sempre em dia para que não haja gasto excessivo de combustível. Entramos em contato com o coordenador técnico do Cesvi Brasil, Gerson Burin, para descobrir simples mudanças que podem prolongar a vida útil dos pneus.

 

1. Pressão

Consulte o manual do seu veículo para saber qual a calibragem ideal dos pneus. É extremamente importante manter a pressão em dia porque o desgaste de toda extensão da banda de rodagem deve ser uniforme. Se ela estiver irregular, pode haver o desgaste somente do centro ou das bordas. E lembre-se: a pressão deve ser feita com os pneus frios, nunca após tê-los esquentado, como em uma rodovia.

 

2. Pneus originais

Mantenha a originalidade de fábrica, o pneu tem medidas e limites de cargas específicos que devem ser preservados.

 

3. Manutenção do veículo

Sim, a manutenção geral do seu veículo é importante para também prolongar a vida útil dos pneus. Por exemplo, quando o sistema de suspensão está fora do parâmetro ideal, o pneu tem um desgaste excessivo. Vale ficar atento a detalhes como trepidações e tendências do volante puxar para o lado, que podem significar desbalanceamento ou desalinhamento.

 

4. Condução

O modo como você dirige seu carro está diretamente relacionado à “saúde” dos pneus. Acelerações e frenagens muito bruscas desgastam mais. Conduza seu veículo de forma leve.

 

5. Cuidado com buracos

Evite transitar em pavimentos muito esburacados, caso não seja possível, transite em velocidade reduzida para não danificar a estrutura do pneu. Cuidado também com as valetas e para não subir em guias.

 

6. Estética

Não faça receitas caseiras para lustrar os pneus. Jamais utilize produtos que sejam derivados do petróleo para isso. A dica para “embelezá-los” é procurar produtos específicos para este fim, nada que agrida a propriedade da borracha.

FONTE:https://www.bing.com/images/search?view=detailV2&ccid=XdwZwdRB&id=8DEB0D772EEFFB862479DD74CD5EFABFBB1F9175&thid=OIP.XdwZwdRBWTAGoBg7CsdRrwHaFi&q=vida+ultil+dos+pneus&simid=608044672467469369&selectedindex=4&mode=overlay&first=1